As Meninas é um romance de Lygia Fagundes Telles, escrito em 1973 e premiado com o Prêmio Jabuti em 1974.
Apresenta técnica literária diferenciada: a autora utiliza diversos focos narrativos para contar a história das amigas Ana Clara, Lia e Lorena.
A narração se dá ora em primeira pessoa, trazendo diretamente os pensamentos de Lorena, Lia e Ana Clara; ora em terceira pessoa, com seus sentimentos, conflitos e impressões em discurso indireto livre.
A opção de Lygia não é casual: detalhando os universos das três amigas, o leitor pode vislumbrar os conflitos da juventude durante a Ditadura Militar.
Curiosidades:
"As Meninas" foi adaptado para o cinema em 1995, com o mesmo título, sob a direção de Emiliano Ribeiro. Teve como protagonistas as atrizes Adriana Esteves, no papel de Lorena; Drica Moraes, no papel de Lia e Cláudia Liz, no papel de Ana Clara. Esta última teve um desempenho notável no papel de Ana Clara, tendo sido agraciada com o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema Latino-Americano de Cuba, em 1995.
Em 2009, Lygia Fagundes Telles entrou em uma disputa judicial contra a atriz e escritora Maitê Proença devido uma peça da atriz se chamar "As Meninas". Lygia perdeu em todas as instâncias por se considerar que o substantivo "meninas" é de bem comum. Maitê, em respeito à prestigiada escritora, tentou mudar o nome da peça, mas não conseguiu devido à já estar fechado esse título com os patrocinadores.
Postado por: Liliane Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário